» Para Você
  » Para sua Empresa
 
  » Seguradoras
  » Sinistro
  » Perguntas Frequentes
  » Cotação de Seguro Auto
 
  » Pessoa Física
  » Pessoa Jurídica
 
  » Planos de Saúde
  » Dúvidas
  » Simulação Seguro Saúde
 
   
   
   
   
   

Seguro Auto

Perguntas Frequentes

Quem bate atrás sempre está errado?
Essa é a presunção jurídica que acaba prevalecendo, mas não há nada no código de trânsito que afirme isso. Portanto, com testemunhas é possível comprovar judicialmente a inocência.


Na colisão, um passageiro do meu carro ficou machucado. O seguro paga?
Caso tenha contratado o serviço, sim. O seguro é feito por um pacote de cláusulas que podem ser adquiridos separadamente. Leia com atenção o contrato para saber sobre a cobertura.


Depois do acidente, o outro condutor que estava errado fugiu. Como faço para cobrá-lo?
A primeira providência é anotar a placa. Com isso, é possível obter as informações sobre o motorista no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para depois cobrá-lo.


Bati e estava alcoolizado. O seguro cobre?
Neste caso não. Se o condutor estiver bêbado, perde todas as coberturas, inclusive para terceiros. Além disso, é crime previsto pelo Código de Trânsito, com pena que varia de seis meses a três anos de detenção, mais multa e suspensão do direito de dirigir.


Houve uma colisão sem vítimas. Devo retirar o carro do local ou deixar lá para que a polícia veja?
Os carros devem ser retirados para não tumultuar o trânsito e até mesmo para evitar que outros veículos se envolvam no acidente.


Que cuidados os motoristas devem ter antes de fazer uma viagem no feriado?
Os cuidados são os mesmos que os motoristas cautelosos têm no dia-a-dia, em relação a si próprios, ao seu carro, aos passageiros, e ao trânsito em geral. Mas a atenção neste período precisa ser redobrada. Muitos acidentes acontecem por causa da grande movimentação de carros, do uso de bebidas alcoólicas, de imprudências nas pistas e da falta de equipamentos obrigatórios. Por isso, antes de seguir viagem, uma boa vistoria deve ser feita - tanto nos equipamentos de segurança, quanto nos carros.

  • Documentos obrigatórios: carteira de identidade, de habilitação; certificado de registro e licenciamento do veículo.
  • Principais itens de segurança a serem checados: pneus, freios e portas; cintos de segurança; faróis, lanternas, luzes traseiras, luz de freio, pisca-pisca e pisca alerta; bateria, radiador e óleo de motor.
  • Equipamentos obrigatórios: triângulos de segurança, macaco, chave de roda, extintor de incêndio e estepe calibrado; caixa de ferramentas, correia do radiador e lanterna.

Copyright ® 2009 • CREDITISA • Todos os direitos reservados.